quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Mônica terá exposição urbana em São Paulo para comemorar seus 50 anos

MonicaParadeComo já se sabe, a Mônica – principal criação do cartunista Mauricio de Sousa – completa seu 50º aniversário neste ano. Por isso, vários lançamentos e novidades foram preparados para marcar a data.
Agora, mais um evento foi anunciado. A editora Panini, em parceria com a Mauricio de Sousa Produções, homenageará a dentucinha com a Mônica Parade, uma exposição urbana na qual 50 esculturas da personagem serão exibidas pelas ruas de São Paulo. A realização é da empresaTopTrends.
No total, 50 artistas e estúdios de arte escolhidos por Mauricio de Sousa personalizarão as esculturas, cada um deles abordando uma temática diferente. Dentre eles, estão o próprio Mauricio de Sousa,Crânio, Fernanda Guedes, Fido Nest, Hiro Karawaha, Kiko César (Cartoon Network),Lobo Pop ArtMulheres Barbadas, Renato Guedes, Titi Freak, Alex Hornest, Kako D’Angelo, Ana Lage (MSP), Binho Ribeiro, Cristina Campana, Giba Valadares (MSP), Kleverson Mariano, Paulo O’Meira, Paulo Sayeg (artista plástico), Ronaldo Barata, Rui Amaral, Tikka, Wagner Ramari (MSP), Bruno Honda Leite (MSP), Mauro Souza (MSP), Michel Costa (MSP), Zazo Aguiar; (MSP), Zé Márcio (MSP), Alex Senna, Bira Dantas, Cako Martin, Erica Mizutani, Maramgoní, Reynaldo Berto e Titina Corso
As esculturas serão instaladas a partir de 8 de novembro, próximas a ícones arquitetônicos, pontos turísticos, bancas de jornal, parques e CEU’s (Centros Educacionais Unificados), contemplando todas as subprefeituras da capital.
Produzidas em fibra de vidro, têm 1,60m de altura e ficam sob uma base de 25cm, tornando-se uma estrutura com um 1,85m de altura. Elas permanecem nas ruas até o dia 8 de dezembro.
Os fãs de outras cidades e países poderão ver as esculturas, fotos, mapa, artistas e making ofno site oficial da Mônica Parade (ainda em construção até o fechamento desta nota).
Veja abaixo uma das esculturas, que está sendo preparada pelo pessoal da Crânio.
MonicaParadeCranio
 Fonte: UHQ

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Projeto nacional busca viabilizar republicação de HQs da Era de Ouro dos Quadrinhos

America's Greatest ComicsUm projeto inusitado está em busca de colaboração na plataforma Catarse.
A ideia é dar uma oportunidade para o fã de quadrinhos brasileiro conhecer, ou ler pela primeira vez, alguns dos clássicos da Era de Ouro dos quadrinhos, que influenciaram – e ainda influenciam – muitos dos autores atuais.
Para isso, será editada e elaborada uma revista em capa dura, com aproximadamente 240 páginas, com personagens que, de acordo com os responsáveis, estão em domínio público e, assim sendo, a ação não contraria nenhuma lei ou direito autoral.
O projeto prevê o trabalho de restauração de todas as páginas das HQs, com posterior tradução e letreiramento, feitos por profissionais contratados, respeitando ao máximo a arte original.
Os personagens e séries selecionadas fizeram grande sucesso entre as décadas de 1930 e 1950 – são eles: Cat Man, Black Cat, Phantom Lady, Daredevil, Sheena, Tom Corbett Space Cadet, Capitão Marvel, Capitão Marvel Jr., Plastic Man, Blue Beetle, Black Terror, Alarming Tales, Spook, Hoppy the Marvel Bunny, Ray, Bulletman, Amazing Man.
Dependendo do sucesso deste projeto, outros volumes serão disponibilizados. As recompensas para quem colaborar incluem brindes, como um relógio despertador e caneca personalizada.
Confira outras informações sobre Golden Age – A Era de Ouro dos Quadrinhos e como participar clicando aqui.
Fonte: UHQ

terça-feira, 1 de outubro de 2013

Cabeça Oca estrela cartilha educativa em quadrinhos sobre reciclagem

Cabeça OcaO cartunista Christie Queiroz lançou a cartilha educativa em quadrinhos Lixo: Reeducar é possível, estrelada por seu personagem, o garoto traquina Cabeça Oca.
Publicada em parceria com uma escola pública de Goiânia/GO, a HQ de 12 páginas – com tiragem inicial de cinco mil exemplares e distribuída gratuitamente durante o V Simpósio do Cerrado, realizado na semana passada, na capital goiana – aborda a coleta seletiva, destino do lixo e práticas para colaborar com a natureza.
“Fiquei bastante interessado no assunto quando fui procurado pela direção de uma escola pública para realizar um trabalho tão interessante, que já desperta interesse de órgãos públicos e privados”, disse o cartunista ao Universo HQ.
Clique aqui para ler a HQ na íntegra.
Fonte: UHQ