sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

COM FUSÃO NÃO HÁ CONFUSÃO!

QUADRINHOS e EDUCAÇÃO: possibilidades de aplicação

A partir de hoje o blog "Quadrinhos e Educação" sairá do ar em definitivo, mas os posts publicados e a temática continuará no ar, agora por aqui. 


O blog entrou no ar em março de 2013 para servir como uma ferramenta de apoio as nossas palestras e oficinas, mas a manutenção de dois espaços virtuais é bastante oneroso para o nosso já escasso tempo disponível para esse fim. Nesse sentido, optamos em promover a fusão com o portal da República dos Quadrinhos. A partir de agora é só clicar no marcador "Quadrinhos sala de aula" ou na página do "Quadrinhos e Educação" na parte superior do blog da RQ para ter acesso as matérias e as informações pertinentes ao tema.

Estamos otimizando o tempo para melhor atender a demanda crescente de nosso público fiel. E essa é apenas a primeira das várias novidades que vão pintar ao longo do ano na República dos Quadrinhos


Continuem conosco e confiram!

Grato pela audiência e pelo carinho.

domingo, 12 de janeiro de 2014

Lista do PNBE para 2014

Segundo Paulo Ramos (Blog dos Quadrinhos), a lista do PNBE (Programa Nacional Biblioteca da Escola) para 2014 foi bem previsível.  Dos cinco trabalhos em quadrinhos selecionados, dois são adaptações literárias e um é de Ziraldo.


São eles: 

1.  "20.000 Léguas Submarinas em Quadrinhos" (editora Nemo)


2.  "Dom Casmurro" (Devir).


3.  "Histórias da Carolina - A Menina Sonhadora que Quer Mudar o Mundo" (Ziraldo).


4. "Boule & Bill - Semente de Cocker" (editora Nemo)


5. "A Manta - Uma História em Quadrinhos (em Tecido)" (da Alaúde Editorial).



As publicações serão serão encaminhados a escolas em 2014. 

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Quadrinhos tem a preferência de 45% dos alunos da rede estadual de SP



Quadrinhos tem a preferência de 45% dos alunos da rede estadual de SP
Contos e poemas aparecem entre as preferências, segundo pesquisa da Secretaria de Educação do Estado.
São Paulo - Pesquisa da Secretaria da Educação do Estado mostra que as histórias em quadrinhos, os contos e os poemas são os estilos literários preferidos entre os estudantes pesquisados. O levantamento que detectou os gêneros literários preferidos entre os alunos foi feito, segundo a a pasta, com base em um questionário aplicado a 1 milhão de estudantes do 3º, 5º, 7º, 9º anos do ensino fundamental, além da 3ª série do ensino Médio. Os dados acabam de ser tabulados pela Coordenadoria de Informação e Monitoramento e Avaliação (CIMA), órgão da Secretaria.
Os cerca de 4,3 milhões de alunos rede estadual, sendo 1,1 milhão deles da capital, estão em férias escolares até o próximo dia 27 de janeiro. “E a leitura pode ser uma ótima companhia”, cita texto da secretaria divulgado nesta quinta-feira, dia 2.

A pergunta “que tipo de livro você gosta de ler?” era de múltipla escolha e poderia receber mais de uma resposta. A pesquisa revelou que a narrativa em tiras é a preferida de 45% dos estudantes do ensino fundamental e médio. Já os gêneros “contos, mitos e lendas” foram escolhidos por 36,9%, seguido por “poemas” (31%). Os “romances de amor” são os favoritos de 29,2%, “romances de aventura” de 24,8% e “crônicas” foram escolhidos por 18,5%. Os livros sobre História do Brasil ou do mundo foram lembrados por 12,6% dos estudantes.
Para incentivar ainda mais o hábito de ler entre as crianças e jovens da rede, a Secretaria informa que possui um programa para que os jovens montem suas bibliotecas particulares em casa. São distribuídos para cada um dos cerca de 3,5 milhões de alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, além do ensino médio, kits compostos por três livros. Ao levar os títulos para casa, a proposta é que o gosto pela leitura seja estendido para os familiares.