sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Mostra de Histórias em Quadrinhos Caiçara na Gibiteca de Santos

Uma das propostas da Gibiteca Municipal “Marcel Rodrigues Paes”, conhecida também como a Gibiteca de Santos, para 2014 é valorizar cada vez mais a produção de quadrinhos e desenhos de humor na região. Assim, o espaço inaugura o ano com o projeto “HQs Caiçara”, uma mostra da produção da Baixada Santista em homenagem ao Dia Nacional do Quadrinho, comemorado em 30 de janeiro.
Além de mostrar o talento de quem faz quadrinhos e desenhos de humor no litoral de São Paulo, a ideia é fazer a mostra viajar para outras regiões e até outros países. Um dos objetivos é levar a exposição para Amadora, em Portugal, cidade que já é parceira da Gibiteca.
Os artistas que quiserem participar têm até o dia 20 de janeiro para enviar seus trabalhos para a Gibiteca. São necessárias uma foto de divulgação do autor, um pequeno currículo com no máximo cinco linhas e um arquivo final da página com o trabalho em formato jpg ou tiff em alta resolução.
Também é importante anexar as seguintes informações: nome do autor, se a arte é feita em conjunto com outros autores e quem fez o quê, o título, o ano do trabalho, telefone e email para contato.
Os organizadores salientam que a arte não precisa ser inédita e deve ser enviada para o email gibiteca@santos.sp.gov.br. Mais informações no telefone (13) 32881300.
Via: Impulso HQ

Noelle Stevenson e as mulheres nas Histórias em Quadrinhos


A ideia inicial para este texto era falar sobre a The Hawkeye Initiative (THI), que é um site que contesta de maneira bem humorada a maneira que as mulheres são retratadas nos quadrinhos. O site, que completou um ano neste mês, tem como objetivo mostrar como as mulheres são frequentemente desenhadas em poses sensuais absurdas e até ridículas, sem falar nas roupas curtas exageradas.
Para provar o argumento, a ideia é colocar o super-herói Gavião Arqueiro (Hawkeye), da Marvel Comics, nas mesmas poses e situações que suas “colegas de HQ”. Os resultados são bem curiosos e engraçados.

A iniciativa foi um sucesso, repercutiu muito e várias pessoas enviaram suas contribuições ao longo deste ano. Porém, estranhei que o número de postagens no site baixou muito nos últimos meses. Quando fui procurar mais sobre uma das idealizadoras do projeto, Noelle Stevenson, descobri o que deve ser o motivo para isso: a webcomic “Nimona”.
Possivelmente muitos de vocês já conhecem, afinal Noelle iniciou a série quase que paralelamente ao “THI”, em dezembro de 2012, mas para mim foi uma das descobertas recentes mais prazerosas que tive neste mundo dos quadrinhos.
Ambos os projetos tem uma forte relação, uma vez que Nimona tem tudo o que a autora gostaria de ver mais nos quadrinhos: uma mulher (no caso uma adolescente) desprendida com sua aparência, de personalidade forte e humor sarcástico – isso sem mencionar o seu poder de transmutação.
Nimona: Ação, violência, drama e humor
O melhor comentário que li sobre a personalidade de Nimona foi: “ela é uma Mística com uma dose generosa de Wolverine”. Claro que dizer apenas isso é muito raso, mas quem vier a ler vai ver que tem muito sentido.

Nimona é uma jovem impulsiva que consegue se transmutar em qualquer pessoa ou animal existente, e que almeja se tornar uma supervilã. Sua personalidade forte e seu humor sarcástico convencem o renomado supervilão Ballister Blackheart a aceitá-la como sua parceira na “vilania”. A história se passa em uma época indeterminada, que mistura aspectos medievais e magia (armaduras, castelos e dragões) com tecnologia de ponta (armas laser) e coisas do nosso cotidiano (telejornal, filmes de terror e pizza).
Blackheart, um vilão que estava com a “reputação em baixa”, logo ganha os noticiários na primeira missão com a nova parceira, que matou dois guardas e explodiu um laboratório. Apesar de ser um vilão, Blackheart é contra assassinatos e sua luta é contra a “Instituição” (uma espécie de “governo” do lugar), que tem como representante o “herói” das longas madeixas loiras, Ambrosius Goldenloin.
Na medida em que a história evolui, fica difícil dizer quem são de fato os bandidos, e o humor tão latente no começo da história dá lugar a um crescente drama envolvendo o trio principal Nimona, Blackheart e Goldenloin. Quem não perde o humor nunca é Noelle Stevenson, que nos diverte nos comentários feitos em cada nova postagem.
“Nimona” é atualizada todas as terças e quintas, e já está em seu 10º capítulo. A série já recebeu o prêmio de Melhor Webcomic de 2012 pela Cartoonist Studio Prize, e uma indicação na mesma categoria no Harvey Award. No início deste ano a editora HarperCollins garantiu os direitos da obra e, segundo o site da webcomic, deve publicar a história no início de 2015.
Infelizmente não encontrei nenhum site que tenha traduzido a história para português, e agora que a webcomic já está com os direitos adquiridos para publicação, talvez seja mais difícil que isso aconteça. Segundo a autora escreveu em seu site, Nimona está em sua reta final, e deve ter a história concluída em no máximo seis meses. Se for lançado no Brasil, com certeza é uma grande personagem que vem com tudo para figurar em muitas prateleiras por aí!
Sobre a The Hawkeye Initiative
Algumas pessoas podem estar se perguntado, “mas por que logo o Gavião Arqueiro” e não qualquer outro super-herói para ser o bode expiatório? Tudo começou quando um ilustrador (autointitulado “Blue”) postou em seu tumblr o desenho original de uma capa com o Gavião Arqueiro e a Viúva Negra, e depois sua própria versão com as posições invertidas. A partir daí, “Blue” e Noele Stevenson lançaram o desafio para rede e a brincadeira se tornou um viral.

No fim das contas, as ilustrações foram além do Gavião Arqueiro, e viraram retratos dos mais variados de homens nas posições de várias cenas com personagens femininas.
Noelle Stevenson
Conhecida também como Gingerhaze, que dá o nome ao site onde “Nimona” é publicada, Noelle Stevenson tem 21 anos e é recém-formada em artes pelo Maryland Institute College of Art. Stevenson já contou em uma entrevista que não esperava que sua webcomic se tornasse um sucesso, e muito menos que fosse publicada por uma editora.
A estudante recém-graduada também contou que queria ser escritora, e até mesmo ilustradora, mas não tinha planos de escrever HQs. Só no segundo ano no Instituto de Arte de Maryland, quando teve aulas para fazer histórias em quadrinhos, foi que ela descobriu que poderia ser interessante partir para essa área. E o resultado ta aí! Sinceramente espero que ela mantenha o pique!
Via Impulso HQ

terça-feira, 5 de novembro de 2013

Martins Fontes lança A Arte de Quadrinizar – Filosofia e Prática

A Arte de QuadrinizarMais uma interessante obra direcionada para quem quer produzir – ou para quem já faz quadrinhos - chega ao mercado.
É A Arte de Quadrinizar – Filosofia e Prática (formato 14 x 19 cm, 96 páginas, R$ 24,00), lançamento da Martins Fontes.
Neste livro, dividido em 15 lições, o quadrinhista Ivan Brunetti enfatiza a importância de pôr a narrativa antes dos detalhes, conduzindo os leitores ao longo de páginas que falam sobre a terminologia da quadrinização, o uso do caderno de desenhos, os quadrinhos como um gênero e seus materiais e técnicas.
Essas lições, acompanhadas por ilustrações do próprio autor, trazem discussões sobre desenho espontâneo, cartuns, tiras de quadrinhos, páginas, grades, instrumentos de trabalho, estilo e cor, concluindo com a criação de uma história de quatro páginas.
Brunetti investiga os ritmos narrativos, discute os elementos formais das HQs e compõe páginas de quadrinhos com seu estilo icônico.
Ele publicou várias coletâneas de HQ e deu cursos de ilustração, design e histórias em quadrinhos no Columbia College de Chicago e na Universidade de Chicago. Seus desenhos já foram publicados nas revistas New Yorker, New York Times Magazine e McSweeney’s.
Fonte: UHQ

A História dos Quadrinhos no Brasil, novo e-book da Marsupial Editora

A História dos Quadrinhos no BrasilMarsupial Editora está lançando o e-book A História dos Quadrinhos no Brasil, um resgate das colunas escritas pelo quadrinhista Ivan Saidenberg (1940 – 2009) para o Jornal de Hoje, de Campinas, entre 17 de agosto e 26 de outubro de 1980.
Nessas colunas, o autor apresentava um histórico dos quadrinhos no País.
Por enquanto, ele está disponível apenas para o formato Kindle, no site Amazon. Outras plataformas devem ganhar suas versões em breve.
Esta versão digital de A História dos Quadrinhos no Brasil tem 59 páginas, custa R$ 3,99 e pode ser adquirida clicando aqui.
Fonte: UHQ

domingo, 3 de novembro de 2013

Projeto de lei de incentivo ao quadrinho Nacional é aprovado

A Comissão de Cultura (CCULT) da Câmara dos Deputados aprovou neste mês o projeto de lei (PL) 6060/09, que estabelece incentivos fiscais para a produção, publicação e distribuição de revistas em quadrinhos nacionais. O projeto segue agora para a Comissão de Constituição, Justiça e de Cidadania (CCJC) para análise constitucional e jurídica, em caráter conclusivo.
Segundo o projeto, editoras que atingirem o percentual mínimo de 25% de quadrinhos nacionais publicados, considerando-se o conjunto das publicações do gênero produzidas a cada ano, receberão desconto de até 25% no Imposto de Renda sobre o total investido. Já se atingirem um mínimo de 35% de conteúdo nacional, o percentual sobe para até 50%.
Vale citar que o PL reconhece como HQs nacionais aquelas produzidas, escritas e desenhadas por artistas brasileiros ou estrangeiros radicados no Brasil, e editada por empresa sediada no país. Além do mais, tanto publicações impressas quanto digitais serão consideradas no cálculo percentual dos títulos lançados por ano, desde que registradas e com número de ISBN ou ISSN.
Caso sejam veículos de circulação diária, semanal ou mensal, deverão seguir a mesma relação percentual de tiras nacionais em comparação com as tiras estrangeiras. Por fim, o projeto prevê a implementação, pelo Poder Público, de medidas de apoio e incentivo à produção de histórias em quadrinhos, como um edital de incentivo e inclusão de obras no material didático-escolar.
Fonte: AQC
Mais textos em informações nos seguintes links:

Papo de Quadrinho
http://nacao.net/2013/10/comissao-aprova-incentivo-para-publicacao-de-quadrinhos/

Nação HQ
http://nacao.net/2013/10/comissao-aprova-incentivo-para-publicacao-de-quadrinhos/

:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:
(visto no site da Associação Nacional dos Editores de Revistas - ANER)

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Mônica terá exposição urbana em São Paulo para comemorar seus 50 anos

MonicaParadeComo já se sabe, a Mônica – principal criação do cartunista Mauricio de Sousa – completa seu 50º aniversário neste ano. Por isso, vários lançamentos e novidades foram preparados para marcar a data.
Agora, mais um evento foi anunciado. A editora Panini, em parceria com a Mauricio de Sousa Produções, homenageará a dentucinha com a Mônica Parade, uma exposição urbana na qual 50 esculturas da personagem serão exibidas pelas ruas de São Paulo. A realização é da empresaTopTrends.
No total, 50 artistas e estúdios de arte escolhidos por Mauricio de Sousa personalizarão as esculturas, cada um deles abordando uma temática diferente. Dentre eles, estão o próprio Mauricio de Sousa,Crânio, Fernanda Guedes, Fido Nest, Hiro Karawaha, Kiko César (Cartoon Network),Lobo Pop ArtMulheres Barbadas, Renato Guedes, Titi Freak, Alex Hornest, Kako D’Angelo, Ana Lage (MSP), Binho Ribeiro, Cristina Campana, Giba Valadares (MSP), Kleverson Mariano, Paulo O’Meira, Paulo Sayeg (artista plástico), Ronaldo Barata, Rui Amaral, Tikka, Wagner Ramari (MSP), Bruno Honda Leite (MSP), Mauro Souza (MSP), Michel Costa (MSP), Zazo Aguiar; (MSP), Zé Márcio (MSP), Alex Senna, Bira Dantas, Cako Martin, Erica Mizutani, Maramgoní, Reynaldo Berto e Titina Corso
As esculturas serão instaladas a partir de 8 de novembro, próximas a ícones arquitetônicos, pontos turísticos, bancas de jornal, parques e CEU’s (Centros Educacionais Unificados), contemplando todas as subprefeituras da capital.
Produzidas em fibra de vidro, têm 1,60m de altura e ficam sob uma base de 25cm, tornando-se uma estrutura com um 1,85m de altura. Elas permanecem nas ruas até o dia 8 de dezembro.
Os fãs de outras cidades e países poderão ver as esculturas, fotos, mapa, artistas e making ofno site oficial da Mônica Parade (ainda em construção até o fechamento desta nota).
Veja abaixo uma das esculturas, que está sendo preparada pelo pessoal da Crânio.
MonicaParadeCranio
 Fonte: UHQ

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Projeto nacional busca viabilizar republicação de HQs da Era de Ouro dos Quadrinhos

America's Greatest ComicsUm projeto inusitado está em busca de colaboração na plataforma Catarse.
A ideia é dar uma oportunidade para o fã de quadrinhos brasileiro conhecer, ou ler pela primeira vez, alguns dos clássicos da Era de Ouro dos quadrinhos, que influenciaram – e ainda influenciam – muitos dos autores atuais.
Para isso, será editada e elaborada uma revista em capa dura, com aproximadamente 240 páginas, com personagens que, de acordo com os responsáveis, estão em domínio público e, assim sendo, a ação não contraria nenhuma lei ou direito autoral.
O projeto prevê o trabalho de restauração de todas as páginas das HQs, com posterior tradução e letreiramento, feitos por profissionais contratados, respeitando ao máximo a arte original.
Os personagens e séries selecionadas fizeram grande sucesso entre as décadas de 1930 e 1950 – são eles: Cat Man, Black Cat, Phantom Lady, Daredevil, Sheena, Tom Corbett Space Cadet, Capitão Marvel, Capitão Marvel Jr., Plastic Man, Blue Beetle, Black Terror, Alarming Tales, Spook, Hoppy the Marvel Bunny, Ray, Bulletman, Amazing Man.
Dependendo do sucesso deste projeto, outros volumes serão disponibilizados. As recompensas para quem colaborar incluem brindes, como um relógio despertador e caneca personalizada.
Confira outras informações sobre Golden Age – A Era de Ouro dos Quadrinhos e como participar clicando aqui.
Fonte: UHQ

terça-feira, 1 de outubro de 2013

Cabeça Oca estrela cartilha educativa em quadrinhos sobre reciclagem

Cabeça OcaO cartunista Christie Queiroz lançou a cartilha educativa em quadrinhos Lixo: Reeducar é possível, estrelada por seu personagem, o garoto traquina Cabeça Oca.
Publicada em parceria com uma escola pública de Goiânia/GO, a HQ de 12 páginas – com tiragem inicial de cinco mil exemplares e distribuída gratuitamente durante o V Simpósio do Cerrado, realizado na semana passada, na capital goiana – aborda a coleta seletiva, destino do lixo e práticas para colaborar com a natureza.
“Fiquei bastante interessado no assunto quando fui procurado pela direção de uma escola pública para realizar um trabalho tão interessante, que já desperta interesse de órgãos públicos e privados”, disse o cartunista ao Universo HQ.
Clique aqui para ler a HQ na íntegra.
Fonte: UHQ

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Samicler Gonçalves lança o livro Provérbios de Pai para Filho

Provérbios de Pai para FilhoO quadrinhista Samicler Gonçalves é um vencedor.
Desenganado, com câncer cerebral, sempre acreditou que poderia ganhar mais tempo com a sua família. E foi isso que ocorreu, após várias cirurgias.
Samicler tomou por base o livro de provérbios de Salomão para escrever uma obra ilustrada que pudesse incentivar seu filho a ter uma vida melhor, como se fosse um manual de conduta.
Destinado às crianças, Provérbios de pai para filho (formato 20 x 20 cm, 64 páginas, R$ 35,00) é uma publicação da editora SG Visual.
O título pode ser encontrado na Comix, Itiban, Livraria e Papelaria da Academia Sul-Americana de Artes, Livraria Educativa e Livraria das Faculdades ou pelo e-mail vendas@sgarte.com.br.
Fonte: UHQ

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Lançamento do livro Intersecções Acadêmicas na Comix Book Shop

Intersecções Acadêmicas
No próximo dia 28 de setembro, sábado, acontecerá o evento de lançamento do livro Intersecções Acadêmicas – Panorama das Primeiras Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos (formato 17 x 24 cm, 328 páginas, R$ 49,90).
Os autores da obra estarão presentes a partir das 14h, na Comix Book Shop (Alameda Jaú, 1998, São Paulo/SP).
O livro é uma publicação da Editora Criativo. Confira outras informações clicando aqui.
Fonte: UHQ

sábado, 21 de setembro de 2013

Festival internacional de quadrinhos Comicópolis agita Buenos Aires

comicopolisTecnópolis, o impressionante parque temático voltado à ciência em Buenos Aires, capital da Argentina, recebe a primeira edição do festival internacional de quadrinhos Comicópolis. O evento conta com estandes das principais editoras do país, além da presença de grande número de fanzines e publicações independentes, fazendo um panorama da cena atual das HQs locais.
Comicópolis também celebra a história dos quadrinhos argentinos, por meio de uma mostra que reúne originais e impressos de nomes como Carlos Casalla, Max Cachimba e Marcos Vergara a nomes da atualidade, como David Rubín. Já na iniciativa Maracanazo, com os brasileiros Allan Sieber e Arnaldo Branco travando uma batalha em quadrinhos com os argentinos Ernán Cirianni e Diego Parés.
Além dos destaques dos autores locais, há ainda a presença acervo da Biblioteca Nacional, que contribui com materiais de originais publicados na revista Fierro e outras preciosidades.
O primeiro dia de evento contou com a presença a Quino, o criador de Mafalda, que foi homenageado. Em uma palestra com a participação de Rep, Quino contou um pouco de sua trajetória e assistiu a vídeos com depoimentos de pessoas que contavam como sua personagem faz parte de suas vidas.
Na plateia, Bill Sienkiewicz acompanhou o bate-papo, aguardando a retrospectiva de seu trabalho, que acontecerá no domingo, 22 de setembro.
O festival oferece também oficinas sobre histórias em quadrinhos, que abordam de roteiro a desenho, passando por como apresentar seus trabalhos a editores. No espaço infantil, os palestrantes mostram às crianças como encadear ideias e criar tirinhas
Embora tenha começado um pouco tímido em tamanho, o Comicópolis mostra seriedade em sua proposta e organização, bem como na importância dos nomes que participam do evento. Vale a visita para quem estiver por perto. O festival vai até o dia 29 de setembro e funciona das 12h às 20h. Mais informações no site oficial.
Clique na galeria abaixo para ampliar as fotos.

domingo, 15 de setembro de 2013

Desfile cívico agita a Zona Norte de Natal

DESFILE CÍVICO DA ZONA NORTE
          O desfile Cívico da Zona norte surgiu em 2002 idealizado pelos Guardas Municipais Alexandre Melo e Graça Melo. O evento  nasceu da  necessidade de resgatar  valores cívicos e culturais, bem como incentivar  as boas ações que são produzidas na zona norte de Natal,  mostrando para a sociedade que é possível com poucos recursos e pouca estrutura se fazer uma interação  entre os diversos segmentos  sociais (educação, saúde, segurança e comunidade...).
           O evento consegue reunir aproximadamente 1.400 pessoas de diferentes faixas etárias, e conta com a participação de escolas públicas e particulares, creches, grupos de escoteiros, bandas marciais, Grupo de idosos, Guarda Municipal, postos de saúdes entre outros, com destaque para as escolas públicas da região que se utilizam do evento para apresentar as atividades trabalhadas no âmbito escolar, tanto as curriculares desenvolvidas durante o ano, que são distribuídas ao longo da avenida em forma de temas, como as atividades esportivas; grupo de dança, grupo de capoeira, de teatro, vôlei, futebol e etc. procurando sempre adaptar as atividades ao tema do desfile, que busca abordar temas voltados para a questão da cidadania, o amadurecimento da democracia, o mal causado pelo uso de drogas, o respeito ao meio ambiente e a paz social.

          De uma forma muito lúdica,  espontânea e criativa os temas abordados são apresentados pelas instituições durante o desfile e atraem dezenas de pessoas que são envolvidas pelo clima de alegria, união  integração e resgate ao  bom e velho sentimento de patriotismo, que é sentido ao som das bandas marciais. O evento acontece todos os anos no mês de   setembro na avenida Itapetinga, no conjunto Santarém zona norte de Natal, uma das principais e mais belas avenidas da cidade. Este ano o desfile aconteceu no dia 13 de setembro a partir das 16h , com o tema PAZ E CIDADANIA PARA TODOS.
       Mais do que uma aula de cidadania, o evento mostra que viver em comunidade  é contar com a colaboração e participação do outro, é  juntar os talentos que existe em cada um e poder assim realizar grandes obras e visualizar a face de Deus o criador,  que sempre se alegra com a simplicidade, com o espírito de equipe e com trabalhos que produz bons frutos, pois são eles que desenvolvem e fortalecem os  bons hábitos e valores que nos direcionam sempre para o caminho do bem. No final a lição que podemos extrair desse evento é  que “ juntos podemos mais  e fazer o bem é um bálsamo para a alma” .





Contato:
Alexandre Melo/ fone : 8865-7191
CGA da Guarda Municipal do Natal/SEMDES

Graça Soares/ fone: 8865-7191
AGT da Guarda Municipal do Natal/SEMDES



quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Quadrinhos ateus!

Quadrinhos e ateísmo: concurso
Há cinco anos a editora Marca de Fantasia realiza concurso de quadrinhos para estimular a criação e promover a difusão do trabalho de novos artistas, ou mesmo dos veteranos que eventualmente participam. As três primeiras edições se concentraram na produção de tiras humorísticas, gênero de quadrinhos muito apreciado pelos brasileiros e com boa inserção nos jornais locais de várias cidades do país.
O resultado dessa fase foi a publicação dos álbuns Gag: as melhores tiras humorísticas e Gag: o humor é o motor, com as tiras selecionadas mais a inserção de outros autores na revista Maria Magazine, especializada em tiras de humor. As publicações, como todas as demais da editora Marca de Fantasia, não visam o lucro, sendo vendidas a preço de custo. Os autores participam solidariamente, movidos pelo desafio criativo que o concurso oferece.
Em 2012 houve uma inovação, com a chamada de trabalhos com um tema ainda considerado tabu: a homossexualidade. Provando que os costumes têm mudado rapidamente no país e que os quadrinistas acompanham as mudanças com o fomento de novas ideias, o resultado do concurso HQ e homossexualidade foi dos mais surpreendentes, com o envio de trabalhos de alta qualidade gráfica e textual. O álbum Amores plurais, que resultou do concurso, reúne obras de quadrinistas de todo o país e de Portugal, com histórias contrárias aos preconceitos e plenas de sensibilidade.
Seguindo o propósito de instigar a reflexão e estimular a criatividade, o tema do concurso deste ano é o ateísmo, que pode ser expresso na negação da religiosidade e, sobretudo, no questionamento à existência de Deus. A proposta não inclui o satanismo ou as crenças pagãs, que seriam o outro lado das religiões consensuais, muito menos o agnosticismo, que vem a ser a dúvida sobre a existência ou não de Deus.

O ateísmo é a postura radical de que o ser humano prescinde da fé para reger-se pela ética que provém da racionalidade. Sem dúvida, o ateísmo se constitui num tema complexo, a ponto de muitos que se identificam com suas ideias não ousarem assumi-las socialmente temendo a recriminação pela maioria formada por uma cultura milenarmente baseada na fé.
Podem participar do concurso autores profissionais ou amadores do Brasil ou de outros países, individualmente, em dupla ou em grupo, com uma ou mais histórias com até seis páginas ou série de tiras, com no mínimo 10, em cores ou preto e branco. A abordagem é livre, podendo ser humorística ou não.
Os trabalhos devem ser enviados até o dia 31 de outubro de 2013 no formato jpg, com 300dpi para o email <henriquemais@gmail.com>, juntamente com o título, os autores, endereço e email. Uma comissão formada por pesquisadores do Grupo de Pesquisa em Humor, Quadrinhos e Games, do Mestrado em Comunicação da UFPB, avaliará as obras e escolherá as que participarão do álbum a ser lançado pela editora Marca de Fantasia.
Os autores participantes concordam tacitamente com a publicação de seu trabalho em livro, revista e como material de divulgação pela Marca de Fantasia sem ganhos financeiros.

Curso de extensão sobre quadrinhos em Belo Horizonte

Márcio dos Santos Rodrigues é pesquisador de histórias em quadrinhos, com mestrado em História pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, e professor do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino da Faculdade de Educação da UFMG, responsável pela área de ensino de História.
Ele ministrará a segunda edição do curso de extensão Quadrinhos, Linguagem e História, em Belo Horizonte/MG. O curso tem como público-alvo os professores dos ensinos Fundamental e Médio, da rede pública e particular. Interessados no universo das HQs também podem solicitar inscrição.
O curso proporciona ao participante compreender a linguagem das histórias em quadrinhos e a relação das HQs com o contexto em que foram produzidas e disseminadas socialmente.
O curso é gratuito e são disponibilizadas 30 vagas. Ele será realizado de 17 de outubro a 28 de novembro deste ano, sempre às quintas-feiras.
As inscrições estão abertas até 1º de outubro. Interessados devem enviar e-mail para extensao@fcs.mg.gov.br, com identificação do curso, nome completo, número da carteira de identidade, telefone, área de atuação, breve texto justificando o interesse pelo curso e minicurrículo com no máximo 400 caracteres.
Quadrinhos, Linguagem e História
Fonte: UHQ

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Noite de autográfos do livro Grafipar – A editora que saiu do eixo, em Natal

Convite lançamento do livro Grafipar
Nesta sexta-feira, 6 de setembro, será realizada uma sessão de autógrafos do livro Grafipar – A editora que saiu do eixo, de Gian Danton, publicação da editora Kalaco, em Natal/RN.

O evento será na Livraria Nobel Salgado Filho (Avenida Salgado Filho, 1782, Tirol), a partir das 19 horas, com a presença do autor.

A obra é resultado de mais de 20 anos de pesquisas e conta a história dessa editora e de seu líder, Cláudio Seto, também introdutor da linguagem do mangá no Brasil.

Na década de 1970, quando o assunto sexo ainda era tabu, surgiu no Paraná a Grafipar, que logo se destacou com seus quadrinhos nacionais, sempre misturando erotismo com gêneros como terror, ficção científica, folclore e policial.

Em pouco tempo, a editora transformou Curitiba em um ponto de referência para os quadrinhos nacionais, para onde convergiram importantes desenhistas e roteiristas, como Mozart Couto, Rodval Mathias, Watson Portela, Gustavo Machado, Vilachã, Sebastião Seabra, Fernando Bonini, Itamar Gonçalves e Franco de Rosa, dentre outros.

O livro analisa as revistas da Grafipar, suas histórias e ainda trata dos bastidores da “vila de quadrinhistas”, que existiu em Curitiba no início dos anos 1980.
Fonte: UHQ

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Toada Literária: Contação de histórias e apresentações musicais em Americana

 Com apenas 1 mês de existência, o projeto “Toada Literária” - que acontece todo sábado, das 14h às 16h -  firma-se na programação do Quiosque Gostinho de Leitura  oferecendo  uma programação diferenciada nas tardes de sábado no parque, unindo literatura e música.
Na programação de setembro destacam-se as contações de histórias dos recentes lançamentos da Editora Adonis: “Pata de Elefante”, de Luciene Regina Paulino Tognetta; “Doroteia, a velhinha que gostava de dançar”, de Margareth Brandini Park; “O leopardo da Letícia”, de Ana Margarida Mignone; e da Coleção Bichos de Estimação; já as apresentações musicais ficam por conta dos alunos da Escola Music Works e da Escola Música e Arte.
Toada Literária
Apoiado pela Editora Adonis, todo sábado, das 14h às 16h, o Quiosque Gostinho de Leitura recebe o Toada Literária. O projeto visa aproximar ainda mais as crianças da música. Por meio de contação de histórias e atividades, baseadas no livro A arte de brincar com música (Editora Adonis) de autoria de Elaine Prado, as crianças são convidadas ao manuseio de instrumentos musicais, apreensão dos ritmos e conhecimento sobre as propriedades do som. Tudo isso acompanhado das já tradicionais e deliciosas pipocas.

Programação de Setembro
07 - Elaine Maia conta a história de "Doroteia, a velhinha que gostava de dançar"
Apresentação da Escola Music Works. 14 - Elaine Maia conta histórias da "Coleção Bichos de Estimação"
21
 - Elaine Maia conta a história de  "O leopardo da Letícia" Brincadeiras e Atividades com Elaine Prado. 28- Elaine Maia conta a história de  "Pata de Elefante"
Apresentação dos alunos da professora Dani Morenah - Escola Música e Arte

ServiçoToada Literária Todo sábado, das 14h às 16h - Quiosque Gostinho de Leitura - Av. Brasil, 2525 – Zoo de Americana - SP. Outras informações: www.editoraadonis.com.br. 
Fonte: EMT

Primavera do Humor

Entre os dias 27 de setembro e 13 de outubro deste ano, a cidade de Campos do Jordão, no estado de São Paulo, receberá a primeira edição da Primavera do Humor. O evento tem como objetivo entreter e divertir moradores e turistas da região. A organização é de José Alberto Lovetro, o Jal, e a empresária e artista plástica Cristina Oguihara (Tina).
Serão shows musicais, stand-up comedy, exposições, cartuns, mostra de cinema, lançamento e venda de livros de humor, espaços temáticos com grandes autores, instalações interativas de humor, teatro, concursos, gincanas, palestras e muito mais. Na ocasião, também será realizado o Salão Internacional de Humor pela Sustentabilidade, que terá o tema Água. Além da área reservada para o evento, várias atrações de humor irão invadir as ruas da cidade, com programação gratuita.
Participarão Angeli, Mauricio de Sousa, Falcão, Geraldo Magela, Laerte, Chico e Paulo Caruso, Comida dos Astros e Be & Toven, que trabalham nos diversos segmentos de humor em diversos espaços na cidade.
Toda a cidade terá artistas de rua, com stand-up, caricaturistas e vitrines de humor. Já o Espaço Primavera do Humor, em frente ao hotel Serra da Estrela, contará com diversas exposições e feiras, concursos e outras atividades recreativas. Maiores informações e programação completa no site: www.primaveradohumor.com.

Lançamento do livro As traumáticas aventuras do filho do Freud

As TRAUMÁTICAS Aventuras do Filho do Freud
“Deve ter sido uma droga ser filho do Freud!”. Foi com esta frase na cabeça que o ilustrador e escritor Pacha Urbano se inspirou para criar a série As traumáticas aventuras do filho do Freud.
Nas tirinhas, o leitor acompanha a relação familiar entre o velho Freud e seu primeiro filho, Jean-Martin, além de conhecer sua paciente esposa Martha, as intrigas de sua filha mais nova, Anna, e seu corvo de estimação Edgar. Sem esquecer o fiel chow-chow de Freud, Jo-Fi.
O livro reúne 80 tirinhas já publicadas na página no Facebook, mais de 20 inéditas e uma HQ de quatro páginas exclusiva para o livro. Conta também com 11 artistas convidados dando sua visão sobre os personagens: Stêvz, Leo Finocchi, Johandson Resende, Isabella Amaral, Renato Lima, Lui Duarte, Gustavo Bartolomeo, Marco Ribeiro, Renato Faccini, Pablo Carranza e Tiago Elcerdo.
O texto de quarta capa é de Laerte e o texto de orelha, de Arnaldo Branco.
O lançamento de As traumáticas aventuras do filho do Freud (formato 17,5 x 24 cm, 88 páginas) será no próximo domingo,  8 de setembro, às 14 horas, na XVI Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro, no Pavilhão 2 (Laranja), Calçada Literária, estande D14-A.
O título é uma publicação da Editora Zás.
Fonte: UHQ

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

XI Território da Arte de Araraquara vem aí!


Acontece de 03 a 27 de Setembro a mostra com originais de quadrinhistas de vários estados brasileiros, dentre eles: Sebastião Seabra, Arthur Garcia, Fernando Moretti, Moacir Torres, Patrícia Machado, Floreal, Daniel Brandão, Emir Ribeiro, Gustavo Machado, Mike Deodado e muitos outros. A exposição estará acontecendo no Palacete das Rosas, em Araraquara (SP).
Essa mostra faz parte do XI TERRITÓRIO DA ARTE - MOSTRA DE ARTES VISUAIS, evento promovido pela Secretaria de Cultura da cidade de Araraquara - SP.
Fonte: EMT

Inaugurada a sede do Instituto dos Quadrinhos, em São Paulo


No último sábado, dia 24 de agosto, em São Paulo/SP, foi inaugurada a sede do Instituto dos Quadrinhos, localizada na Avenida Pompeia, 2040, próximo ao metrô Vila Madalena.
O local abriga uma escola, estúdio, editora, gibiteca, auditório e espaço de convivência para os fãs da nona arte.
O instituto é fruto da dedicação do quadrinhista e empresário Klebs Júnior, que, em 1998, se uniu a colegas que também desenhavam para o mercado norte-americano para criar a escola e estúdio Impacto Quadrinhos.
A instituição reúne mais de 100 pessoas, dentre funcionários, estagiários e artistas agenciados para trabalhos no Brasil e no mercado internacional. A escola tem 17 cursos regulares, além de oferecer palestras, workshops e cursos de férias. Fonte: UHQ

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Guia Bienal do Livro do Rio de Janeiro 2013

Veja os destaques da Bienal do Livro deste ano e planeje a sua visita

Este ano, acontece a 16ª edição da Bienal do Livro do Rio de Janeiro, uma iniciativa da SNEL – Sindicato Nacional dos Editores de Livros, em parceria com a Fagga Eventos, que é um dos mais importantes eventos culturais do País.
Bienal do Livro do Rio de Janeiro 2013A feira acontecerá entre os dias 29 de agosto e 8 de setembro, e ocupará três pavilhões doRiocentro (Avenida Salvador Allende, 6555, Barra da Tijuca). Ao todo, são 55 mil m² e 950 expositores entre editoras, livrarias, autores e eventos paralelos – como bate-papos, sessões de autógrafos e programação cultural –, que devem receber mais de 600 mil pessoas, sendo 170 mil estudantes.
Este ano, a Alemanha é o país homenageado e, por conta disso, foi firmada uma parceria com oGoethe-Institut. Em contrapartida, a Feira de Frankfurt homenageará o Brasil. O objetivo é intensificar o intercâmbio entre as duas nações, enriquecendo o encontro por meio de atividades artísticas e literárias.
Além da presença de autores alemães, o país terá um estande de 400 m², no qual acontecerá a exposição Alemanha de A a Z.
Outras novidades serão o Placar Literário, com curadoria do jornalista João Máximo e dedicado à literatura de futebol em época que o Brasil sedia Copa das Confederações e Copa do Mundo; e Conexão Jovem, comandado por João Alegria e com foco em tecnologia e cultura de convergência.

Universo HQ preparou um guia dos principais destaques de quadrinhos que acontecerão durante os 11 dias do evento, incluindo as editoras (e a estreia de uma nova), autores e lançamentos. Pegue papel e caneta, e monte o seu itinerário!
Planeta Ziraldo
Mantendo o tradicional ambiente dedicado aos pequenos leitores, este ano haverá uma homenagem lúdica e interativa a Ziraldo, autor que esteve presente em todas as edições do evento. Seus muitos personagens, como Menino Maluquinho e Pererê, ganharão vida por meio da cenografia de Daniela Thomas e Felipe Tassara.
Editora 8Inverso
No clima do tema do evento, a editora lançará a graphic novel O boxeador, do quadrinhista alemão Reinhard Kleist. O autor estará presente para sessões de autógrafos, oficinas e bate-papos. Veja a agenda:
30/08, sexta-feira
14h30min – Oficina de quadrinhos aberta ao público (Pavilhão Azul, Rua H09/G10). Distribuição de senhas 30 minutos antes do início.
31/08, sábado
15h30min – Oficina de quadrinhos com dez jovens da Rocinha (Pavilhão Azul, Rua H09/G10);
17h – Palestra Um panorama da produção de quadrinhos na Alemanha (Pavilhão Azul, Rua H09/G10).
01/09, domingo
12h – Café literário O traço e a escrita na produção do narrar (Pavilhão Azul);
13h – Sessão de autógrafos (Pavilhão Azul, Rua H09/G10);
15h – Palestra Castro, Cuba – como é a criação de uma novela gráfica? (Pavilhão Azul, Rua H09/G10).
O Boxeador
Editora Devaneio
Devaneio estreia no mercado editorial durante a Bienal. Além de livros de ficção científica, lançará quadrinhos. E o primeiro deles é a edição A Carta (formato 20,5 x 27,5 cm, 72 páginas, R$ 33,50), de Carlos Felipe Figueiras e Rodrigo Martins.
Na trama, Dimas, um soldado negro do exército brasileiro na campanha da Guerra do Paraguai, recebe, no acampamento de Tuiuti, uma carta da namorada que deixou no Rio de Janeiro. Nesse momento, o exército paraguaio ataca de surpresa, e Dimas, na condição de analfabeto, tenta desesperadamente encontrar alguém que possa ler a carta para ele.
Em meio a muita ação, as circunstâncias que levaram Dimas a se alistar revelam-se atuais se comparadas à da população pobre dos dias atuais. A busca do protagonista serve como pano de fundo para mostrar o desenvolvimento da guerra do ponto de vista de um dos milhares de soldados que nela lutaram, e ainda a atuação de grandes figuras, como o então Presidente paraguaio Solano Lopez e o soldado Chico Diabo, que ficou famoso por capturar o ditador do país vizinho no momento derradeiro da guerra.
Os autores estarão presentes no dia 7 de setembro, das 10h às 12h, para sessão de autógrafos no estande do Grupo 5W (Pavilhão Laranja, D14b). Clique na galeria abaixo para um preview da revista.
Editora Nemo
Não há lançamentos programados para o evento, mas os títulos da editora estarão disponíveis no estande do Grupo Editorial Autêntica (Pavilhão Verde, Av. Stanislaw Ponte Preta, Q08).
Devir Livraria
Como nos anos anteriores, a Devir terá um estande próprio com seus títulos e materiais importados. Promoverá ainda a sessão de autógrafos de Combo Rangers – Somos Heróis (veja detalhes na programação da Editora JBC, abaixo). O estande ficará no Pavilhão Verde, N17.
Comix Book Shop
Novamente presente na Bienal, a loja disponibilizará grande variedade de títulos nacionais e importados, de diversas editoras, inclusive aquelas que não estarão presentes com espaços próprios. Seu estande estará no Pavilhão Verde, L01.
Editora JBC
Serão três novidades durante a BienalCombo Rangers – Somos HeróisDensha Otoko – O homem do trem e Thermae Romae. Veja detalhes desses três lançamentos clicando aqui.
Sessão de autógrafos no dia 31 de agosto, às 19h, no estande da Devir (Pavilhão Verde, N17) para a graphic novel dos Combo Rangers, com participação do criador e roteirista Fábio Yabu, do desenhista Michel Borges, e do editor Cassius Medauar.
Combo Rangers – Somos HeróisThermae Romae
Pixel Media
Lançamento da edição O Fantasma – Piratas do Céu, que poderá ser encontrado no estande daCoquetel (Pavilhão Azul, F06/G05).
Panini Comics
Toda a linha de quadrinhos de super-heróis, Turma da MônicaVertigo e outras poderá ser encontrada no estande da editora, que promoverá ainda sessões de autógrafos com Mauricio de Sousa, Gustavo Duarte, Danilo Beyruth, Vitor Cafaggi e Lu Cafaggi (veja detalhes na programação da Mauricio de Sousa Produções, abaixo). O estande ficará no Pavilhão Verde, Q04/R03.
Quadrinhos na Cia.
Lançamento de Você é minha mãe? – Um drama em quadrinhos (formato 15,2 x 22,8, 304 páginas, R$ 54,00), da cartunista norte-americana Alison Bechdel.
A autora investiga a relação com a mãe, uma atriz amante de música e literatura presa a um casamento infeliz. Num relato emocionante e divertido, ela se debruça sobre o abismo que a separa de sua mãe – que parou de tocar ou beijar a filha antes de dormir “para sempre”, quando ela tinha sete anos – em busca de respostas e de novas perspectivas para o futuro de ambas.
Combinando elementos tão díspares quanto a vida e obra do psicanalista Donald Winnicott, uma ilustração do Dr. Seuss e a própria (e monogâmica em série) vida amorosa, Bechdel persegue uma frágil e surpreendente trégua entre ela e a família.
Este e outros títulos da Quadrinhos na Cia. poderão ser encontrados no estande da Cia. Das Letras (Pavilhão Azul, J12/K11).
Você é minha mãe? - Um drama em quadrinhos
MSP – Mauricio de Sousa Produções
O estúdio terá 22 lançamentos, por oito editoras diferentes. É um número recorde, justamente no ano em que se comemoram os 50 anos de criação da Mônica. Mauricio de Sousa e sua filha, Mônica Sousa, estarão presentes.
O autor fará 12 sessões de autógrafos e dois bate-papos. Confira a programação:
31/08, sábado
11h às 13h (Editora Melhoramentos) – Autógrafos de Mauricio de Sousa para o livro Raiozinho e a Furiosa;
16h às 17h (Editora Rocco) – Bate-papo com Thalita Rebouças e Mauricio de Sousa para o livroEla Disse Ele Disse – O Namoro;
17h às 19h (Editora Rocco) – Autógrafos com Thalita Rebouças e Mauricio de Sousa.
01/09, domingo
11h às 13h (Editora Leya – Pavihão Azul, E07) – Autógrafos com Mauricio de Sousa para o livroTurma da Mônica em uma viagem a Portugal;
13h30min às 15h30min (Editora Ave-Maria) – Autógrafos com Mauricio de Sousa para o livro Os Milagres de Jesus com a Turma da Mônica;
16h às 17h – Bat-papo com Mauricio de Sousa e Mônica Sousa;
17h30min às 19h30min (Editora Girassol) – Autógrafos com Mauricio de Sousa para a coleçãoBrincando de Folclore;
20h às 22h (Panini Comics) – Autógrafos com Mauricio de Sousa e Mônica Sousa para a revistaChico Moço, álbuns da linha Graphic MSP e Coleção Todas as Capas da Mônica.
07/09, sábado
14h às 16h (Editora FTD) – Autógrafos com Mauricio de Sousa para a Coleção Biblioteca da Turma da Mônica;
16h30min às 18h30min (Editora Girassol) – Autógrafos com Mauricio de Sousa para o livroBrincando de Folclore;
19h às 20h (Panini Comics) – Autógrafos com Mauricio de Sousa para a revista Chico Moço, álbuns da linha Graphic MSP e Coleção Todas as Capas da Mônica.
08/09, domingo
11h às 13h (Editora Santuário) – Autógrafos com Mauricio de Sousa para o livro Turma daMônica Visita Aparecida;
14h às 16h (Panini Comics) – Autógrafos com Mauricio de Sousa para a revista Chico Moço, álbuns da linha Graphic MSP e Coleção Todas as Capas da Mônica;
16h30min às 18h30min (Editora Girassol) – Autógrafos com Mauricio de Sousa para o livroBrincando de Folclore;
Gustavo Duarte, autor da graphic novel Chico Bento – Pavor Espaciar, autografará o álbum nos dias 31 de agosto, às 13h; e 5 de setembro, às 17h. Sempre no estande da Panini Comics.
Já no dia 7 de setembro, todos os autores das edições Graphic MSP farão uma sessão de autógrafo coletiva, às 13h, também no estande da Panini. Participarão Gustavo Duarte, Danilo Beyruth (Astronauta – Magnetar), Vitor Cafaggi e Lu Cafaggi (Turma da Mônica – Laços). Haverá distribuição de senhas.
Abaixo, detalhes dos lançamentos da MSP.
  • HQs com realidade aumentada – As revistas Mônica # 81Cebolinha # 81Cascão # 81 eMagali # 81 (todas pela Panini Comics) serão lançadas com um efeito de realidade aumentada para ser visualizada no smartphone ou tablet.
  • Chico Bento Moço # 1 (formato 26 x 21,3 cm, 96 páginas, R$ 7,50, Panini Comics) – Um novo começo… conta como o personagem cresceu e se tornou um jovem cheio de curiosidade e determinação, que vai deixar a vida tranquila na Vila Abobrinha para estudar Agronomia na cidade. Às vésperas de iniciar essa grande aventura, o rapaz decide visitar seus lugares favoritos na roça e encontrar pessoas importantes em sua infância para contar a novidade e se despedir. O tempo também passou para o fiel amigo Zé Lelé, para Rosinha, a namorada desde a infância, além de Hiro, Zé da Roça, Primo Zeca, o pai, Nhô Tonico, e a mãe, Dona Cotinha, que também acompanham Chico nessa nova fase nos quadrinhos. A edição também contará com tecnologia de realidade aumentada, com um game em 3D, no qual o Chico terá que desvendar o mistério do desaparecimento da Rosinha.
  • Turma da Mônica – Uma Viagem a Portugal (formato 21 x 28 cm, 96 páginas, R$ 39,90,Editora Leya) – Aprenda brincando com a Turma da Mônica em uma viagem a Portugal. Descubra um monte de palavras diferentes que só são usadas no português falado por lá, além de visitar lugares interessantes e saber como é a vida das pessoas naquele país.
  • Os Milagres de Jesus com a Turma da Mônica (formato 16 x 23 cm, 64 páginas, R$ 29,90,Editora Ave-Maria) – A Turma da Mônica decidiu escolher alguns dos milagres mais conhecidos de Jesus e os encenou de forma muito divertida. Água que virou vinho, doentes que ficaram curados, comida que se multiplicou, pessoas trazidas de volta dos braços da morte e muitos outros que agora você poderá conhecer no teatrinho da Mônica e seus amigos.
  • Coleção Fantasia Bilíngue (formato 15,5 x 21,5, 32 páginas, R$ 24,90, Editora Girassol) – Nesta coleção, alguns dos maiores clássicos da literatura mundial adaptados por Mauricio de Sousa e ilustrados com seus personagens. Todas as histórias são bilíngues, em português e inglês. São dois volumes com as histórias João e o Pé de Feijão (Jack and the Beanstalk), Romeu e Julieta (Romeo and Juliet), Rei Arthur (King Arthur), Pinóquio(Pinocchio), Ilha do Tesouro (Treasure Island) e Aladim (Aladdin).
  • Coleção Casinhas com Janelas (formato 8,5 x 11 cm, 10 páginas, R$ 14,90, Editora Girassol) – São quatro livrinhos infantis coloridos, em forma de casinhas, que contam alguns contos clássicos famosos. As páginas possuem recortes – as janelinhas – que revelam delicados detalhes das páginas seguintes. Fazem parte da coleção:Chapeuzinho VermelhoSoldadinho de ChumboJoão e Maria e Patinho Feio.
  • O Raiozinho e a Furiosa (formato 17 x 24 cm, 32 páginas, R$ 35,00, Editora Melhoramentos) – Mauricio de Sousa mescla as histórias em quadrinhos e a literatura de cordel, numa aventura escrita de forma rimada, por Mário Mattoso, com a presença de toda a turminha do bairro do Limoeiro e do “cabra da peste” Raiozinho.
  • Ela Disse, Ele Disse – O Namoro (formato 13,7 x 20,8 cm, 144 páginas, R$ 27,50, Editora Rocco) – Em Ela Disse, Ele Disse, livro de Thalita Rebouças, os leitores acompanharam o encontro de Leo e Rosa, a escola nova, seus novos amigos, professores, conflitos e o começo do namoro. Gostaram tanto que quiseram saber mais. Até a Turma da Mônica Jovem ficou curiosa, tanto que participa deste novo livro. Nele, Thalita Rebouças conta, com direito a comentários de Mônica, Cebola e companhia, o primeiro ano de paixão de Leo e Rosa. Com direito à relação deles com as famílias e os amigos, as brigas típicas de namorados e as descobertas do primeiro amor.
  • Coleção Brincando de Folclore – Junto com o Jornal Extra (formato 25 x 18,7 cm, 8 páginas, R$ 9,90, Editora Melhoramentos) – Coleção inédita no Rio de Janeiro, na qual o leitor encontra lendas de todo o País contadas por Mauricio de Sousa e ilustradas com seus personagens! São 30 títulos, em livros pop-up que apresentam uma lenda brasileira e um caderno de atividades com adesivos. As edições poderão ser adquiridos junto aoJornal Extra, aos domingos.
  • Turma da Mônica visita Aparecida (formato 20 x 20 cm, 48 páginas, R$ 19,90 capa simples, R$ 28,90 capa dura, Editora Santuário) – Mônica, Cebolinha, Cascão, Magali e Chico Bento embarcam numa viagem para Aparecida, no interior de São Paulo. Com o guia turístico Vitinho, aprenderão um pouco da história daquela cidade, que todos os anos recebe milhões de turistas e devotos da Padroeira do Brasil. Eles fazem um passeio, desde a história do encontro da imagem da Santa pelos pescadores, até uma visita à Basílica de Nossa Senhora Aparecida e seus arredores.
  • Coleção Biblioteca da Turma (Editora FTD) – Temas interessantes para que o jovem leitor possa conhecer mais o mundo em que vive. Uma viagem pelo tempo para aprender sobre animais pré-históricos, civilizações antigas, pinturas em museus brasileiros, esportes olímpicos, crianças do mundo todo e a riqueza da Floresta Amazônica. Os livros trazem informações, curiosidades, desenhos, mapas, fotos e infográficos, ao lado de ilustrações da Turma da Mônica. Ao todos, são seis volumes.