terça-feira, 5 de novembro de 2013

Martins Fontes lança A Arte de Quadrinizar – Filosofia e Prática

A Arte de QuadrinizarMais uma interessante obra direcionada para quem quer produzir – ou para quem já faz quadrinhos - chega ao mercado.
É A Arte de Quadrinizar – Filosofia e Prática (formato 14 x 19 cm, 96 páginas, R$ 24,00), lançamento da Martins Fontes.
Neste livro, dividido em 15 lições, o quadrinhista Ivan Brunetti enfatiza a importância de pôr a narrativa antes dos detalhes, conduzindo os leitores ao longo de páginas que falam sobre a terminologia da quadrinização, o uso do caderno de desenhos, os quadrinhos como um gênero e seus materiais e técnicas.
Essas lições, acompanhadas por ilustrações do próprio autor, trazem discussões sobre desenho espontâneo, cartuns, tiras de quadrinhos, páginas, grades, instrumentos de trabalho, estilo e cor, concluindo com a criação de uma história de quatro páginas.
Brunetti investiga os ritmos narrativos, discute os elementos formais das HQs e compõe páginas de quadrinhos com seu estilo icônico.
Ele publicou várias coletâneas de HQ e deu cursos de ilustração, design e histórias em quadrinhos no Columbia College de Chicago e na Universidade de Chicago. Seus desenhos já foram publicados nas revistas New Yorker, New York Times Magazine e McSweeney’s.
Fonte: UHQ

A História dos Quadrinhos no Brasil, novo e-book da Marsupial Editora

A História dos Quadrinhos no BrasilMarsupial Editora está lançando o e-book A História dos Quadrinhos no Brasil, um resgate das colunas escritas pelo quadrinhista Ivan Saidenberg (1940 – 2009) para o Jornal de Hoje, de Campinas, entre 17 de agosto e 26 de outubro de 1980.
Nessas colunas, o autor apresentava um histórico dos quadrinhos no País.
Por enquanto, ele está disponível apenas para o formato Kindle, no site Amazon. Outras plataformas devem ganhar suas versões em breve.
Esta versão digital de A História dos Quadrinhos no Brasil tem 59 páginas, custa R$ 3,99 e pode ser adquirida clicando aqui.
Fonte: UHQ

domingo, 3 de novembro de 2013

Projeto de lei de incentivo ao quadrinho Nacional é aprovado

A Comissão de Cultura (CCULT) da Câmara dos Deputados aprovou neste mês o projeto de lei (PL) 6060/09, que estabelece incentivos fiscais para a produção, publicação e distribuição de revistas em quadrinhos nacionais. O projeto segue agora para a Comissão de Constituição, Justiça e de Cidadania (CCJC) para análise constitucional e jurídica, em caráter conclusivo.
Segundo o projeto, editoras que atingirem o percentual mínimo de 25% de quadrinhos nacionais publicados, considerando-se o conjunto das publicações do gênero produzidas a cada ano, receberão desconto de até 25% no Imposto de Renda sobre o total investido. Já se atingirem um mínimo de 35% de conteúdo nacional, o percentual sobe para até 50%.
Vale citar que o PL reconhece como HQs nacionais aquelas produzidas, escritas e desenhadas por artistas brasileiros ou estrangeiros radicados no Brasil, e editada por empresa sediada no país. Além do mais, tanto publicações impressas quanto digitais serão consideradas no cálculo percentual dos títulos lançados por ano, desde que registradas e com número de ISBN ou ISSN.
Caso sejam veículos de circulação diária, semanal ou mensal, deverão seguir a mesma relação percentual de tiras nacionais em comparação com as tiras estrangeiras. Por fim, o projeto prevê a implementação, pelo Poder Público, de medidas de apoio e incentivo à produção de histórias em quadrinhos, como um edital de incentivo e inclusão de obras no material didático-escolar.
Fonte: AQC
Mais textos em informações nos seguintes links:

Papo de Quadrinho
http://nacao.net/2013/10/comissao-aprova-incentivo-para-publicacao-de-quadrinhos/

Nação HQ
http://nacao.net/2013/10/comissao-aprova-incentivo-para-publicacao-de-quadrinhos/

:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:
(visto no site da Associação Nacional dos Editores de Revistas - ANER)