sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Lançamento de "Indígenas do Alto Vale do Itajaí" - SC

Título: Indígenas do Alto Vale do Itajaí: O Povo Laklãno/Xoleng e a Colonização do Rio Sul
Autores: Catia Dagnoni, Rodrigo Wartha (Roteiros) e Alex Guenther (Arte)


Após alguns meses de planejamento e execução, pela Fundação Cultural de Rio do Sul, a história em quadrinhos (HQ) intitulada de Indígenas do Alto Vale do Itajaí: o povo Laklãnõ/Xokleng e a colonização de Rio do Sul, teve  seu lançamento realizado nesta sexta feira, 13/09/2016, durante a Feira do Livro de Rio do Sul. 

O artista gráfico, Alex Guenther
Rodrigo Wartha e Catia Dagnoni responsáveis pela pesquisa e roteiro da obra

A pesquisa teórica para o projeto foi feita pelos historiadores Catia Dagnoni e Rodrigo Wartha. Eles elaboraram o roteiro em parceria com professores e estudantes da Escola Vanhecú Patté, da Terra Indígena, em Ibirama. A direção de arte e os desenhos ficaram a cargo do ilustrador e quadrinista blumenauense Alex Guenther. A conversa teve a participação também dos professores Lilian Blanck de Oliveira, Osias Paté, Josiane Tchubag, além do aluno Eliton Weitchá e do superintendente da Fundação Cultural, Willian Sieverdt. Os indígenas fizeram também uma apresentação musical na língua materna Xokleng. A publicação, viabilizada pelo Edital Elisabete Anderle, teve uma tiragem de 15.000 revistas que será distribuída gratuitamente entre todos os colégios da cidade de Rio do Sul.


OBS: Não foi a primeira vez que o Alex Guenther abordou a temática indígena, tão pouco a história do povo Xokleng. Em 2010 ele já havia lançado o álbum Xokleng com arte e textos de sua autoria. Para saber mais sobre essa obra clique AQUI e para ver a matéria anterior ao lançamento de Indígenas do Alto Vale do Itajaí: O Povo Laklãno/Xoleng e a Colonização do Rio Sul, clique AQUI.(BP)

Galeria de Fotos:


 Alex Guenther
 A historiadora Catia Dagnoni
 Bate papo Feira do Livro de Rio do Sul (SC)
  Bate papo Feira do Livro de Rio do Sul (SC)
 Bate papo Feira do Livro de Rio do Sul (SC)
 
 Índia Xokleng
 Feira do livro Rio do Sul (SC)
 Feira do livro Rio do Sul (SC)
 HQ 
 Indigenas Xokleng
  Índio Xokleng
  Stand Indígenas
 Stand Indígenas
 Indigenas Xokleng

segunda-feira, 5 de setembro de 2016

RPTV divulga nossa participação na FLIQ

Educador da RPTV confirmado na programação da próxima FLIQ


Na manhã de hoje foi confirmada a presença do historiador e artista gráfico da RPTV, Beto Potyguara, para a participação da VI Feira de Livros e Quadrinhos de Natal - FLIQ.



O educador foi convidado devido a grande repercussão positiva que a exposição sobre sua curadoria "A Representação Indígena nos Quadrinhos Brasileiros" está obtendo na mídia local e especializada. Beto além de estar a disposição para a realização de visitas guiadas e rodas de conversas sobre a exposição durante todo o evento, também irá participar de uma mesa-redonda específica sobre o tema ao lado do professor  Helder Macedo, de Caicó.


A VI FLIQ irá acontecer no período de 10 a 13 de novembro na Cidade da Criança. A entrada é livre.

PUBLICADO ORIGINALMENTE  PELA RPTV - 05.09.2016

sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Exposição motiva aula de campo em Comunidade Indígena

Luís Catu - diretor da Escola Indígena

Como já citamos AQUI, anteriormente, no último sábado 27/08, a Escola Municipal Professor Humberto Gama - PHG de Currais Novos esteve realizando uma aula de campo nos municípios de Canguaretama e de Nísia Floresta, para visitar respectivamente, a comunidade indígena do Catu e o Museu Nísia Floresta.

Acima a exposição que motivou a aula de campo do PHG

Essa aula de campo foi motivada pela Mostra “A representação indígena nos quadrinhos brasileiros” que possui a curadoria do funcionário público e cartunista Beto Potyguara – e está exposta na Galeria de Artes Visuais do PHG - e que foi o fio condutor para que estudantes e professores daquela instituição se deslocassem de Currais Novos até a localidade de Catu.


Representação do Toré - dança indígena
 Artesanato potiguara


A visita em seu primeiro momento ocorreu dentro da Escola Municipal João Lino – única escola indígena do estado potiguar –com uma palestra educativa sobre a cultura indígena realizada pelo Diretor da Escola Local e Líder indígena Luís Catu. Em seguida, aconteceram diversas atividades de intercâmbio cultural entre as crianças indígenas de Catu e os estudantes da escola pública de Currais Novos: pintura corporal, oficina de arco e flecha e trilha ecológica, entre outros.

Oficina de arco e flecha
Oficina de pintura
Oração coletiva em reverência a natureza antes do início da trilha ecológica
Recarregando as baterias antes de seguir para Nísia

Em seguida, no período vespertino, estudantes e educadores do PHG se deslocaram até o Museu Nísia Floresta onde foram realizadas visitas guiadas em torno da exposiçãoHistória do RN ilustrada  rodas de conversa, confrontando a experiência vivenciada pelos alunos no turno matutino junto à comunidade indígena do Catu com a representação indígena presente na exposição e no imaginário popular.

Visita guiada sobre a História de Nísia Floresta
Beto Potyguara e a exposição História do RN Ilustrada

A atividade foi finalizada com a realização de uma oficina e roda de capoeira com a participação do Grupo CECAPO – Centro de Ensino da Capoeira de Nísia Floresta.

Oficina e roda de capoeira
Encerramento das atividades em Nísia Floresta

A RPTV fez todo o registro fotográfico e audiovisual das atividades para futura veiculação nas Redes Sociais e nos Canais da RTPV, na TV a Cabo e TV Web.

POSTAGEM PUBLICADA ORIGINALMENTE PELA RPTV  - 02.09.2016.